16/05/2023
CONSTRUTORA INCENTIVA INTRAEMPREENDEDORISMO E ENGAJA COLABORADORES
É o chamado INOVA.YOSHII, um programa de inovação aberta e interna
Desde junho de 2020, o Grupo A.Yoshii executa em Três Barras, Santa Catarina, a obra WestRock, baseada em Celulose, Papel e Embalagens. Sendo um dos principais fornecedores de embalagens de papel, com mais de 2 mil funcionários no Brasil e 54 mil hectares de florestas para produção de papel e papelão.
O engenheiro Ricardo Hirata Miyamoto, responsável pela obra, explica o projeto: "Nosso alvo contempla os trabalhos civis para ampliar o fabricante de plantas da WestRock. As atividades estão fragmentadas em diversas áreas, como Woodyard, Cooking, New Pine Line & Retrofit, Evaporation Rest Workmanships, Blow Heat Recovery, Non Condensable Gas System, Causticizing, Recovery Boiler, Turbine-Generator, Paper Machine, Power Distribution, Bop e outras. Lidar com uma extensão nos fez desenvolver muitos serviços de infraestrutura, tornando-se inexatos para indicar o número exato de metros quadrados".
Como lembrete do engenheiro é a segunda vez que o Grupo A.Yoshii cuida do cliente: "Nosso primeiro trabalho, em 2011, executando um prédio de fabricação civil do papel da máquina nº 4 para o MWV Rigesa. Mais tarde, em 2015, a empresa MWV juntou-se ao Rock Teen, formando o WestRock. Agora estamos com esse trabalho iniciado em junho deste ano, com previsão de entrega até dezembro. Sendo uma grande mão-de-obra, com mais de 400 profissionais, entre colaboradores, subcontratados e prestadores de serviços".
Quando a equipe de profissionais da A.Yoshii assumiu a mão-de-obra, teve que enfrentar inúmeros desafios, como dar sequência aos projetcs iniciados por outra empresa: "O primeiro passo foi conhecer o objetivo principal de estabelecer o que havia sido executado e o que seria. Não foi fácil iniciar um novo contrato, no auge do Covid-19, com regras rígidas, quarentena de colaboradores, manutenção de testes na data dos funcionários, restrição de profissionais em grupo de risco e outros elementos que impactaram o cronograma das atividades. Tivemos que fazer uma gestão rápida dos colaboradores e uma mobilização de novos, devido à data de entrega. Outro desafio foi trabalhar com a fábrica em plena atividade e executar a parte civil em paralelo com as instalações mecânicas e elétricas. O bem feito também para o esforço da equipe de Segurança no Trabalho para o cumprimento de protocolos baseados na segurança do Covid-19, além das normas tradicionais", de Miyamoto.